Desde a primeira vez que experimentamos essa cuca, na casa da D. Dalva, ficamos com vontade de fazer. Dona Dalva é uma pessoa muito querida por nós, tem 87 anos e costura divinamente. A Cenaide mora com ela já faz muito tempo e é quem cuida dela com muito carinho. Entre as muitas qualidades que a Cenaide tem, uma delas é cozinhar bem. Assim, passamos a dividir essa receita com pequenas alterações, que foi retirada de uma revista Ana Maria, de 23 de novembro de 2007, cujo nome original é "Torta farofa crocante". Vale a pena fazer, fica uma massa crocante e um recheio cremoso muito gostoso. O Jonan, nosso filho mais novo, que é bastante crítico, disse que essa cuca foi a melhor que já fizemos.
Ingredientes:
Do recheio: 1 lata de leite condensado; 2 colheres (sopa) de amido de milho; 2 xícaras de leite; 2 gemas; 2 colheres (sopa) de margarina; 1 lata de creme de leite, sem soro; 1 colher (chá) de extrato de baunilha.
Da massa: 3 xícaras de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de fermento químico em pó; 1 ovo; 1 xícara de açúcar; 150 gr de margarina; 1 xícara de nozes picadas.
Modo de fazer:
O recheio: em uma panela coloque o leite condensado, o amido dissolvido no leite, as gemas peneiradas, a margarina (usei manteiga) e o extrato de baunilha. Leve ao fogo, cozinhe, sem parar de mexer, até engrossar. Desligue o fogo, misture o creme de leite e coloque um papel filme plástico sobre o creme para não criar película. Deixe esfriar.
A massa: Misture todos os ingredientes, menos as nozes, e faça uma farofa com as mãos. Reserve 1/4 da farofa e, com o restante, cubra o fundo e as laterais de uma forma (usamos uma de, aproximadamente, 40x20 cm). Na farofa restante misture as nozes picadas. Sobre a massa coloque o creme e, por cima, distribua a farofa com as nozes (polvilhamos também com canela e açúcar - opcional). Leve ao forno pré-aquecido (210° C) e asse até dourar. Se quiser deixe esfriar e leve à geladeira ou coma à temperatura ambiente aqui do Sul, no inverno.