A Rosley viu essa receita no livro "200 Receitas União - (2º volume - reedição)" só que, a única coisa que usei da receita foi o cará e o formato de trança.
Ficou muito boa! Massa leve, saborosa, cresceu bastante. Aliás, cresceu tanto que tive de dividir e acabou rendendo duas tranças... Façam e confirmem.
Ingredientes:
250 gr de cará cozido e espremido; aproximadamente 1 kg de farinha de trigo; 1/2 xícara de açúcar; 1 colher de sopa de sal; 2 sachês de fermento biológico seco; 1 sachê de Melhorador de pão; 1 xícara de água morna do cozimento; 1/2 xícara de leite; 1/2 xícara de óleo; 2 ovos; 1 gema para pincelar.
Modo de fazer:
Misture 2 xícaras de farinha de trigo, os demais ingredientes secos e o cará. Acrescente os líquidos e misture bem. Aos poucos vá juntando a farinha de trigo e sovando até soltar das mãos. Coloque a massa em um saco fechado, numa bacia, coberta por um pano limpo e em local aquecido (liguei o forno por 5 minutos e desliguei), por cerca de meia-hora ou até dobrar de tamanho.
Divida a massa em três partes, faça três rolos e enrole como uma trança. Coloque em assadeira com fubá, para não grudar, e deixe crescer novamente por cerca de 20 minutos.
Enquanto isso, pré-aqueça o forno médio para alto (250°C). Pincele a trança com 1 gema misturada com uma colher de sopa de água e polvilhe com açúcar cristal. Leve ao forno por cerca de 30 minutos e/ou até dourar.