Era pra ser um bolo light, mas, saiu um bolo normal (engordiet?). Compramos uma embalagem de Açúcar Light União e veio um livro de receitas junto, todas com o açúcar light. Resolvemos fazer com açúcar normal e ficou muito bom, qualquer hora vamos fazer uma das receitas light. Outra coisa, não tínhamos erva-doce e substituímos por uma colher de chá de extrato de baunilha.
INGREDIENTES:
Bolo: 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo; 1 e 1/2 xícara de fubá; 1 colher de sopa rasa de fermento químico em pó; 1 pitada de sal; 1 xícara de leite; 1/2 xícara de leite de coco; 1 colher de sopa de semente de erva-doce; 4 ovos; 1 1/2 xícara de açúcar; 1 xícara de óleo.
Cobertura: 1 e 1/2 xícara de leite, 1/2 xícara de leite de coco; 1 lata de milho verde escorrido; 3 colheres de sopa de amido de milho; 5 colheres de sopa de açúcar; 2 colheres de sopa de manteiga; canela em pó para polvilhar.
MODO DE FAZER:
Bolo: Peneire o trigo, o fubá, o fermento e o sal, reserve. Ferva o leite com o leite de coco e a erva-doce, tampe e reserve. Na batedeira, bata os ovos com o açúcar até triplicar o volume. Aos poucos adicione a mistura de ingredientes secos em três partes, alternadas com o óleo em duas partes, mexendo sempre com uma espátula. Coe o leite quente e adicione-o à massa, incorporando delicadamente. Despeje a massa em forma untada com margarina e polvilhada com fubá e leve ao forno (médio - 210°C) preaquecido até dourar. Espere amornar e espalhe o creme de milho até cobrir toda a superfície. Depois que esfriar completamente, polvilhe a canela e corte em quadrados. Sirva em temperatura ambiente.
Cobertura: No liquidificador bata todos os ingredientes, exceto a canela, até que o milho fique bem triturado. Passe por uma peneira e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Cozinhe por mais 2 minutos e utilize quente.