Quantcast
Channel: Rosley e Jotta cozinhando
Viewing all articles
Browse latest Browse all 36

Retornando com Paineira, carreteiro e layout novo

$
0
0
Depois de merecidas férias, estamos retornando. Resolvemos experimentar um layout um pouquinho diferente no blog. Sem muita experiência no assunto, mexe daqui, mexe dali e chegamos a esse aí. 
Voltamos com um belo presente recebido da Vovó Cristina, esse excelente kit da Paineira "A melhor carne-seca do Brasil".  
É claro que não poderíamos deixar de fazer um dos pratos mais tradicionais dos gaúchos: o carreteiro de carne de charque. A receita é a mais simples possível:
Coloque 1 kg de carne-seca Paineira de molho em água fria de um dia para o outro. No dia seguinte,  escalde e desfie a carne. Refogue uma cebola grande em azeite de oliva (usamos o temperado com alecrim), acrescente um dente de alho amassado e refogue mais um pouco. Junte a carne seca desfiada e misture bem, fritando até dourar. Neste ponto, retiramos metade da carne para fazer com macaxeira/mandioca cozida. Acrescente 3 xícaras de arroz e frite até ficar transparente. Despeje 6 xícaras de água quente, baixe o fogo, tampe a panela deixando uma pequena abertura para sair o vapor, experimente o sal, se for o caso, aproveite para corrigir. Quando o arroz estiver cozido, o carreteiro estará pronto. Sirva com salsinha picada e/ou queijo parmesão ralado na hora.
Obs: essa flor foi do pé de coentro da nossa varanda. 
Acima está a foto da carne seca com mandioca para os gaúchos/as ou com macaxeira para os pernambucanos.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 36